biologia,
90 seg

Ep. 726 Mónica Carneiro da Silva – Investigação acompanha a viagem transatlântica de duas espécies de aves ameaçadas na Madeira

November 18, 2019

ep726_interiorA Freira-da-Madeira e a Freira-do-Bugio são duas espécies de aves endémicas ao arquipélago da Madeira e ameaçadas de extinção.​


Mónica Carneiro da Silva, investigadora no Grupo de Genética Evolutiva do CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a estudar os hábitos de nidificação destas espécies com o objetivo de ajudar os esforços de conservação destas aves no arquipélago da Madeira.

“O meu projeto de investigação é sobre duas das aves marinhas mais raras da Europa, a Freira-da-Madeira e a Freira-do-Bugio. São duas espécies endémicas da Madeira, que apesar de srem aves marinhas de alto-mar, nidificam em zonas altas da região da Madeira. A Freira-da-Madeira nidifica no Pico do Areeiro enquanto a Freira-do-Bugio nidifica no ilhéu do Bugio que faz parte das ilhas desertas”, conta.

Apesar destas espécies serem bastante semelhantes elas nidificam com dois meses de diferença. Este projeto está a avaliar as características ecológicas e genéticas destas aves para perceber o porquê desta diferença.

Para conhecer onde estas espécies se alimentam, foram colocados aparelhos de GPS em algumas aves. Os dados recolhidos por estes aparelhos demonstram que apesar do seu pequeno porte, durante o período de incubação, enquanto o parceiro fica a incubar o ovo, elas saem das ilhas onde nidificam e fazem viagens transatlânticas que aos Grandes Bancos próximos da plataforma continental do Canadá.

“Isto são viagens que podem durar até 12 dias nas quais elas percorrem quase 12 mil quilómetros. Para uma ave de 300 gramas são viagens absolutamente extraordinárias”, revela.

O tipo de presa assim e as regiões em alto-mar onde cada uma destas aves se alimenta, podem ser fatores relevantes para justificar a diferença de dois meses entre o período de nidificação destas espécies.

Neste momento a equipa de Mónica Carneiro da Silva está a avaliar os dados genéticos destas duas espécies. Esta informação vai permitir estudar a sua história evolutiva e fornecer algumas pistas sobre as diferenças de comportamento entre ambas as espécies.

Atualmente estima-se que existam apenas 80 casais de Freira-da-Madeira a nidificar no Pico do Areeiro. Já a Freira-do-Bugio tem uma população estimada de cerca de 180 casais.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CE3C

Scroll to top