robótica,
90 seg

Ep. 770 João Paulo Costeira – Feedbot, o braço robótico que ajuda a alimentar pessoas com deficiência motora

January 17, 2020

ep770_interiorEste braço robótico foi desenvolvido com o objetivo de ajudar pessoas com deficiência motora na sua alimentação. Este braço usa algoritmos de visão virtual para seguir os movimentos do utilizador.​


João Paulo Costeira, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver o Feedbot em parceria com Manuel Marques (IST) e Manuela Veloso (Carnegie Mellon), no âmbito do programa CMU Portugal.

“Trabalho há muitos anos com o meu colega Manuel Marques que é portador de uma deficiência de paralisia cerebral. Dada a nossa condição de investigadores em visão artificial e robótica, numa colaboração com a professora Manuela Veloso da Carnegie Mellon foi posto o desafio de construir uma máquina que tornasse o Manuel Marques autónomo no seu processo de alimentação, ou seja, que ele conseguisse alimentar-se a si próprio sem a ajuda de terceiros”, conta.

Surgiu então o projeto Feedbot, uma investigação que tem como objetivo a construção de um braço robótico para a alimentação de pessoas com deficiências motoras.

A grande vantagem do Feedbot é a sua capacidade de se adaptar ao comportamento do utilizador. Através de algoritmos de perceção este braço consegue identificar padrões de movimento dos utilizadores e adaptar-se a esses padrões.

Algumas pessoas são propícias a movimentos involuntários que tornam inviável a utilização de um braço robótico estático. Este sistema tem a capacidade de se adaptar ao utilizador e de aprender como este se movimenta.

Desta forma, o braço é capaz de detetar um movimento involuntário e de esperar que este termine para depois levar a comida à boca do utilizador.

Este braço robótico pode também ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida ou em tratamento que precisem de ajuda para se alimentar.

Saiba mais sobre o investigador em:  Linkedin | Google Scholar | ISR

Scroll to top