eng. materiais,
90 seg

Ep. 1232 Ricardo Freitas – Projeto iDOURECA desenha peças únicas e funcionais para o interior automóvel

January 04, 2022

ep1232_interiorEste projeto tem como objetivo dar primazia à relação entre os utilizadores e o automóvel.


Ricardo Freitas, investigador no PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, participa no projeto iDOURECA com o objetivo de desenhar peças para o interior automóvel que sejam mais seguras e funcionais, utilizando tecnologia de estruturação direta de laser (LDS, sigla em inglês).

O iDOURECA está dividido em duas linhas principais de investigação, uma das linhas foca-se no desenvolvimento de uma peça para o exterior de automóveis, enquanto a outra centra-se no desenho de peças para o interior do habitáculo do veículo.

O trabalho de Ricardo Freitas está relacionado com esta segunda linha de investigação. O investigador está a desenvolver sensores para substituir alguns dos botões mecânicos que podemos encontrar no interior do automóvel como é o caso dos botões para abrir e fechar as janelas.

Atualmente estes botões têm uma peça mecânica individual que precisa de ser instalada. Com este projeto a ideia passa por desenvolver um sensor que tenha todas as características estéticas e funcionais de um botão mecânico mas que faça parte de uma peça única mais simples de instalar e que englobe toda a interface do habitáculo ou da porta do automóvel.

“Estamos a usar a tecnologia LDS – Laser Direct Structuring, uma tecnologia que nos permite ter uma superfície continua e integrar sensores e botões que antes precisavam de uma zona demarcada com componentes mecânicas”, reforça.

Com esta tecnologia será possível desenvolver componentes ergonomicamente mais adequadas ao veículo, sem que o desenho esteja preso à complexidade de assemblagem de um botão mecânico.

Este projeto pretende assim desenvolver componentes de peça única e de fácil instalação, permitindo uma montagem mais rápida do automóvel e reduzindo o número de peças necessárias para a sua construção.

O iDOURECA – Innovation for Decorative and Operative Unique Embedded Components in the Automotive industry é um projeto cofinanciado pelo programa COMPETE 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | PIEP

Scroll to top