ciência política,
90 seg

Ep. 60 Pedro Magalhães – Quóruns de participação em referendos podem gerar mais abstenção

February 13, 2017

ep060_interiorEstudo realizado com estudantes universitários na Alemanha sugere que a abstenção pode subir quando um referendo exige que uma percentagem mínima do eleitorado vote para que este seja vinculativo.


Pedro Magalhães, investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido trabalho sobre a participação do eleitorado em referendos e processos eleitorais, no qual observou que a existência de um quórum de participação pode gerar mais abstenção.

“Quando é preciso que 50% das pessoas votem para que um referendo seja vinculativo se eu for contra o Sim, eu posso fazer duas coisas, posso votar Não estando assim a ajudar o Não a que ganhe, mas ao fazer isso estou também a aumentar a participação. Estou a favorecer a probabilidade que o referendo seja vinculativo. Em circunstâncias em que eu me sinta em minoria na sociedade mas ache que ao votar não posso fazer com que o referendo seja vinculativo o meu incentivo pode ser o de não votar”, explica.

O investigador encontrou exemplos de referendos reais em que o resultado final é 90% a favor do “Sim” mas cuja participação ficou abaixo dos 50%: “Isso significa que as pessoas que eram a favor do Não se desmobilizaram para evitar que o referendo fosse vinculativo.”

Pedro Magalhães realizou uma experiência com estudantes universitários na Alemanha, separando-os em duas equipas, a equipa A e a equipa B, num cenário em que para votar teriam que pagar mas, se a sua equipa ganhasse a eleição, eles recebiam dinheiro.

“Fomos mudando as regras, ora com quórum de participação, sem quórum, com outro tipo de quórum que se chama ‘quórum de aprovação’ e fomos perceber que consequências é que isso tinha. E, no fundo, os três estudos tiveram conclusões semelhantes: estes quóruns de participação um pouco paradoxalmente geram mais abstenção”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | ResearchGate | ICS 

Scroll to top