urbanismo,
90 seg

Ep. 1546 Isabel Loupa Ramos – Projeto My Land procura entender o processo de construção de identidade em torno das paisagens

May 01, 2023

O objetivo é comparar a identidade atribuída a uma dada paisagem entre a população local e a população migrante.


Isabel Loupa Ramos, docente no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no CITUA – Centro para Inovação, Território, Urbanismo e Arquitetura, está a desenvolver o projeto My Land com o objetivo de estudar como as populações locais constroem a identidade das paisagens dos locais onde residem.  

Numa primeira fase vão ser identificados os elementos que fazem parte da paisagem assim como as suas características.

Depois será feita uma caracterização da população residente, recorrendo a grupos de foco não apenas com a população local mas também com a população migrante para perceber o que para eles torna aquela paisagem única, e como a sua identidade é formada a partir dos elementos que existem nessa paisagem.

As conclusões deste estudo serão usadas para delinear recomendações para a atuação no domínio do ordenamento do território no sentido de preservar e adequar a paisagem local às necessidades das diferentes populações que nela residem.

O projeto My Land é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia Flamenga e está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Gent, na Bélgica.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST

Scroll to top