ambiente,
90 seg

Ep. 1045 Nuno Pedroso – Projeto Life Lines desenvolve aplicação para identificar e registar animais atropelados

March 12, 2021

ep1045_interiorEsta aplicação permite a um cidadão comum registar através de uma foto o local e a espécie de um animal atropelado.


Nuno Pedroso, diretor executivo do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (), participou no projeto Life Lines, um projeto que teve como objetivo implementar medidas para reduzir a mortalidade da fauna local por atropelamento.

No âmbito deste projeto foi desenvolvida uma aplicação com o nome de Life Lines que tem como objetivo registar os animais atropelados em estradas nacionais. Esta aplicação foi desenvolvida pelas Infraestruturas de Portugal (IP) com o apoio da Universidade de Évora.

A aplicação permite que através de uma fotografia seja possível identificar o local e a espécie que foi encontrada na estrada. É possível ainda preencher o registo com mais informações como a espécie, o grupo de animais a que o registo pertence, e se o animal foi atropelado há muito ou há pouco tempo.

No entanto, caso o utilizador não saiba esta informação, ele pode apenas submeter uma fotografia e os dados de georeferência.

Estes dados são depois validados pela equipa do projeto Life Lines e integrados uma base de dados nacional de animais atropelados.

Esta informação é utilizada para identificar pontos de maior mortalidade por atropelamento, com o intuito de implementar medidas para reduzir a mortalidade nestes mesmos locais.

A aplicação Life Lines está atualmente disponível apenas para dispositivos Android e pode ser encontrada através do Google Play.

O projeto Life Lines é um projeto LIFE Natureza e Biodiversidade financiado pela comissão europeia e em desenvolvimento no Alentejo Central.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | | MED

Scroll to top