turismo,
90 seg

Ep. 1053 Cláudia Seabra – Ok, Boomer? Boomers e Millennials procuram os mesmos destinos turísticos, diz estudo

March 24, 2021

ep1053_interiorEste estudo avaliou o que turistas nacionais de diferentes gerações procuram quando tiram férias cá dentro.


Cláudia Seabra, professora no Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e membro do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), desenvolveu um estudo na região centro de Portugal que teve como objetivo perceber como os turistas internos olham para os destinos portugueses.

O intuito deste estudo foi perceber como os turistas nacionais olham para os destinos dentro do seu próprio país em termos afectivos e cognitivos. A ideia era perceber quais os aspetos principais que pesam na escolha de um destino de férias, e quais as emoções que esses destinos despertam nestas pessoas.

Este estudo também avaliou como diferentes gerações (Baby Boomers, Geração X e Millennials) escolhiam os seus destinos de férias.

“Se nós virmos isto por geração aquilo que nós encontramos é que a geração dos Baby Boomers, a geração mais velha nascido entre 1940 e 1960, identifica quatro aspetos principais na escolha de um destino turístico: história, cultura, relaxamento e socialização. A Geração X, os nascidos entre 1960 e 1980, são as famílias essencialmente, e associam ao destino doméstico aspetos como simplicidade e autenticidade, boas infraestruturas, relaxamento, socialização e nostalgia”, revelva.

Nostalgia é também um dos aspetos identificado pela geração dos Millennials, a geração mais jovem dos nascidos entre 1980 e 1995. Para além de nostalgia os millennials também identificam factores como o ambiente, e o contacto com a paisagem e com a natureza.

Os resultados desde estudo demonstraram que os aspetos escolhidos pelos Millennials e pelos Baby Boomers são semelhantes. Para Cláudia Seabra, isto pode justificar-se pela geração mais jovem procurar nos destinos nacionais as experiências que tiveram durante a infância com os seus avós nestes mesmos locais.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FLUC

 

Scroll to top