gestão,
90 seg

Ep. 1088 Sílvia Silva – Projeto DeSTRESS desenvolve estratégias para combater o stress no trabalho provocado pela tecnologia

May 12, 2021

ep1088_interiorEste projeto está a desenvolver um jogo que vai ajudar os participantes a melhor lidar com o stress no trabalho


Sílvia Silva, professora no ISCTE e investigadora na Business Research Unit (BRU), está a desenvolver o DeSTRESS, um projeto europeu que tem como objetivo melhorar a gestão do stress no trabalho provocado pela tecnologia.

Em estudos anteriores foi possível identificar cinco aspetos associados à tecnologia que podem levar ao desenvolvimento de stress. Estes aspetos são a sobrecarga, que leva a um aumento do volume de trabalho, a invasão, ou a dificuldade em se desligar do trabalho, a complexidade de ter que aprender a usar novas tecnologias e software, a insegurança e a incerteza causadas pela possibilidade do trabalhador se sentir inadequado para a tarefa ou por ver o seu posto de trabalho em risco por causa da automação. 

“Sabemos que estes fatores podem ser experienciados de forma diferente por diferentes pessoas mas que na verdade são bastante relevantes nos dias de hoje. Por esse motivo todos nós devemos ser capazes de lidar com o stress que nos é causado por estes fatores”, explica.

Neste sentido, a equipa de Sílvia Silva está a desenhar uma proposta de desenvolvimento de competências quer para os trabalhadores, quer para os gestores e para as chefias, para que estes possam lidar com estas fontes de stress de uma forma mais eficaz.

Para além disso, está também a ser desenvolvido um jogo de computador para ser jogado online que vai permitir às pessoas treinar as competências que são importantes para lidar com uma determinada causa específica de stress.

Este projeto é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISCTE

Scroll to top