eng. mecânica,
90 seg

Ep. 1110 Paula Marques – Projeto NeuroStimSpinal desenvolve estruturas para o tratamento de lesões da medula espinhal

June 11, 2021

ep1110_interiorEste projeto está a desenvolver um biomaterial capaz de promover a regeneração dos nervos após uma lesão na medula espinhal.


Paula Marques, investigadora no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA), está a coordenar o projeto europeu NeuroStimSpinal com o objetivo de desenvolver soluções de tratamento para lesões da medula espinhal.

Qualquer interrupção na rede neural da medula espinhal pode afetar gravemente a função geral do sistema nervoso, e resultar em consequências devastadoras para a vida dos pacientes com este tipo de lesão, dado que este tecido tem uma capacidade regenerativa muito limitada.

Nesse sentido, o grupo de Paula Marques está a desenvolver um biomaterial implantável no local da lesão com propriedades capazes de restaurar os contactos entre as extremidades dos nervos lesionados.

Este material consiste numa estrutura nanocompósita a três dimensões produzida a partir de um polímero natural e de grafeno, carregada com células estaminais neurais.

Esta estrutura será ainda conjugada com um sistema de estimulação elétrica para que seja possível estimular o enxerto de forma externa após a sua implantação. A ideia é que esta estimulação possa inclusive ser feita de forma remota por wireless.

Atualmente, este sistema está a ser estudado em ambiente celular com resultados promissores.

Paula Marques acredita que a compreensão dos fenómenos envolvidos no microambiente onde será colocado e estimulado este material, irá contribuir para um futuro tratamento deste tipo de lesões.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top