ciências do mar,
90 seg

Ep. 1396 Helena Calado – Projeto MarSP II estuda a gestão e o ordenamento do espaço marítimo na Macaronésia

October 03, 2022

Este estudo incide sobre as regiões ultraperiféricas dos Açores, da Madeira, das Canárias, e da Guiana francesa.


Helena Calado, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAC) e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, está a desenvolver o projeto MarSP II com o objetivo de estudar a gestão e o ordenamento do espaço marítimo na Macaronésia.

“Tal como no ordenamento terrestre o objetivo do ordenamento do espaço marítimo é alocar a cada espaço o melhor uso possível, ou seja o uso que melhor dá resposta ao potencial de cada espaço, permitindo extrair o máximo de ganhos, reduzindo o número de conflitos”, explica.

Por exemplo, a pesca e o mergulho não competem pelo mesmo recurso porque os pescadores querem pescar e os mergulhadores querem mergulhar. No entanto, ambos acabam por entrar em conflito devido à utilização do espaço ao mesmo tempo.

Neste cenário o conflito é gerado pela ocupação física do espaço marítimo por ambas as atividades, mas também pela delapidação do meio e dos seus recursos.

Um dos passos mais importantes no ordenamento do espaço marítimo é identificar estes conflitos entre diferentes utilizadores, mas também com o ambiente, permitindo identificar qual a melhor alocação do espaço para cada uso.

O objetivo deste projeto passa então por identificar os diferentes conflitos que ocorrem na região da Macaronésia e, a partir dessa análise, desenhar um plano de ordenamento que os permita resolver.

O projeto MarSP – Macaronesian Maritime Spatial Planning é financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (EMFF, sigla em inglês).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | MARE

Scroll to top