eng. materiais,
90 seg

Ep. 1414 Marisa Gaspar – Projeto Edible Films desenvolve embalagens comestíveis obtidas através de resíduos alimentares

October 27, 2022

Estas embalagens comestíveis são feitas à base de cascas de frutas e legumes, e de frutos que não cumprem os requisitos padrão do mercado, a chamada fruta feia.


Marisa Gaspar, investigadora no Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), participa no projeto Edible Films com o objetivo de desenvolver embalagens comestíveis obtidas a partir de resíduos alimentares.

“Nós fazemos um tratamento a estes resíduos de forma a obter farinhas. Estas farinhas são introduzidas numa solução aquosa que, depois de seca, dá origem a películas que podem ser usadas como uma alternativa sustentável ao uso de embalagens de plástico”, conta.

Para além disso, estas películas têm benefícios nutricionais uma vez que estes resíduos são constituídos por fibras e nutrientes com atividade antioxidante.

Estes antioxidantes permitem aumentar o tempo de vida útil dos alimentos que são revestidos com estas películas.

O Edible Films contribui assim para a economia circular uma vez que utiliza resíduos alimentares para obter um novo produto.

“Damos uma segunda vida a estes resíduos alimentares através da sua transformação em filmes comestíveis”, acrescenta.

O projeto Sustainable and dual function polymeric edible films: a probiotic and antioxidant delivery food packaging system foi o vencedor do IIIUC na categoria de Produtos Naturais, Agroalimentar, e Ambiente.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top