educação,
90 seg

Ep. 1419 Ana Isabel Andrade – Projeto TEDS promove a formação de professores para o ensino da sustentabilidade

November 03, 2022

Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com universidades de França, Finlândia, Malta, e Lituânia.


Ana Isabel Andrade, docente na Universidade de Aveiro (UA) e investigadora no CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, participa no projeto TEDS, uma iniciativa que tem como objetivo promover a formação de educadores e de professores para a sustentabilidade.

O objetivo do projeto TEDS é contribuir para a formação de professores em educação para a sustentabilidade tendo como foco as áreas da equidade e solidariedade social, da diversidade, diálogo e inclusão, dos recursos naturais, ambiente e tecnologia, e da economia e literacia financeira.

Nestas ações de formação os professores demonstraram valorizar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, a partilha de conhecimento, e o trabalho em equipa.

“Os formandos valorizaram muito o espaço que lhes damos para construir os seus próprios projetos nas escolas, assim como o diálogo entre os formadores e formandos”, revela.

Esta partilha de conhecimento vai ajudar os professores a reconstruir aquilo que conheciam sobre cada uma destas áreas, e adaptar esta informação aos contextos educativos em que se inserem, recorrendo às suas próprias competências e experiências de ensino.

“Com este projeto pretendemos deixar material para a formação de professores e de educadores, e que esse material possa ser usado por outros formadores em contextos diversificados, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e a oferta desta formação”, reforça.

Para além da Universidade de Aveiro, participam ainda a Universidade de Helsínquia (Finlândia), a Universidade de Malta (Malta), a Universidade Vytautas Magnus (Lituânia), e a Universidade de Nantes (França).

O projeto TEDS – Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability é um projeto financiado no âmbito do programa europeu Erasmus+.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top