tecnologia,
90 seg

Ep. 1456 João Vilela – Projeto COP-MODE desenvolve mecanismos de protecção de dados para smartphones

December 26, 2022

O objetivo deste projeto é melhorar a privacidade dos utilizadores de dispositivos móveis.​


João Vilela, professor no Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no INESC TEC e no CISUC – Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, participa no projeto COP-MODE com o objetivo de desenvolver ferramentas automatizadas para proteger a privacidade de utilizadores de dispositivos móveis.

“Todos nós temos dezenas de aplicações instaladas nos nossos smartphones e cada uma delas tem diversas configurações de privacidade associadas. Esta complexidade torna difícil cada utilizador gerir todas as configurações o que conduz a perdas de privacidade”, conta.

Por exemplo, se por um lado é compreensível que uma rede social peça acesso à câmara do utilizador, por outro, não faz sentido que uma bússola, ou uma lanterna, tenha acesso à câmara, ao microfone, ou aos contactos do utilizador. 

Em estudos anteriores foi identificado que cerca de metade dos pedidos de permissão de acesso das aplicações são inesperados, e que 15% desses pedidos correspondem a violações de privacidade, ou seja, são pedidos de permissões que foram rejeitados pelo utilizador mas que foram aceites pelo dispositivo.  

Com os dados destes estudos foram desenhados modelos de predição para as decisões de privacidade dos utilizadores.

O objetivo destes modelos é prever as decisões que os utilizadores tomariam quando confrontados com os pedidos de permissão das aplicações, e desenvolver um sistema automático que aceite apenas as permissões que o utilizador está disposto a dar.

Os resultados mostraram que estes modelos foram capazes de prever com uma eficácia de 90% as opções que os utilizadores tomariam.

“Desta forma conseguimos reduzir em 60% o número de violações de privacidade”, revela.

O projeto COP-MODE (COntext-aware Privacy protection for MObile DEvices) está a ser desenvolvido em parceria entre a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto, a Universidade de Cambridge e o INESC TEC.

Este projeto é financiado através do programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: FCUP | INESC TEC

Scroll to top