paleontologia,
90 seg

Ep. 1470 Pedro Mocho – Descoberto em Pombal o maior dinossauro da Europa

January 13, 2023

Este dinossauro é um saurópode de pescoço comprido que podia chegar aos 12 metros de altura e aos 25 metros de comprimento.


Pedro Mocho, investigador no Instituto Dom Luiz (IDL) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), faz parte de uma equipa de paleontólogos que está a escavar aquele que poderá ser o maior dinossauro encontrado no continente europeu.

Estes fósseis foram descobertos por acidente em 2017, após o proprietário do terreno ter identificado a presença de diversos fragmentos de ossos fossilizados, durante umas obras que estava a realizar no seu quintal.

“Aquilo que nos saltou mais à atenção foi o facto de estarmos na presença de um dinossauro saurópode que pertence a um grupo relativamente pouco conhecido na Europa, os braquiossaurídeos”, conta.

Os saurópodes são dinossauros herbívoros, quadrupedes, de pescoço comprido e cauda comprida, e dentro deste grupo estão representados os maiores animais que alguma vez viveram em ambiente terrestre.

Até ao momento foi possível escavar grande parte das costelas deste dinossauro, permitindo estimar que este espécimen teria cerca de 12 metros de altura e 25 metros de comprimento, fazendo dele o maior dinossauro do Jurássico superior descoberto no continente europeu.

O espécimen encontrado em Monte Agudo, em conjunto com outros dois fósseis que estão a ser escavados também em Pombal, vão ajudar os paleontólogos a melhor conhecer a história evolutiva dos braquiossaurídeos na Península Ibérica e também na Europa.

“Queremos saber como é que este grupo evoluiu neste território e quais as relações de parentesco que estas formas europeias têm com as formas presentes no Jurássico da América do Norte, como o Brachiosaurus altithorax, e com as formas de braquiossaurídeos presentes no Jurássico superior de África, como o Giraffatitan brancai”, revela.

Estes trabalhos foram realizados entre 1 e 10 de Agosto de 2022 na jazida de Monte Agudo em Pombal, por uma equipa de paleontólogos portugueses e espanhóis do Instituto Dom Luiz e da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de Madrid.

Saiba mais sobre o investigador em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUL | IDL

Scroll to top