robótica,
90 seg

Ep. 1481 José Santos-Victor – Esta mão robótica vai reconstruir os frescos de Pompeia

January 30, 2023

Através de algoritmos de inteligência artificial este robô irá reconstruir os frescos de Pompeia que hoje estão reduzidos a milhares de fragmentos.


José Santos-Victor, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), está a participar no projeto RePAIR, com o objetivo de usar inteligência artificial e robótica para recuperar os frescos de Pompeia.

No ano de 79 o vulcão Vesúvio em Itália entrou em erupção. Este evento vulcânico arrasou a cidade de Pompeia e levou à morte de pelo menos 3500 dos seus habitantes. Contudo, esta erupção permitiu preservar uma parte considerável dos edifícios desta cidade, congelando aquele momento trágico para a posterioridade.

As paredes destes edifícios eram decoradas com frescos que devido ao tempo, e à erosão, foram reduzidos a fragmentos. Apesar destes fragmentos terem sido preservados e catalogados, devido à sua quantidade e dimensão, é impossível reconstruí-los usando métodos convencionais.

Nesse sentido, o projeto RePAIR está a desenvolver uma mão robótica inspirada na mão humana que, com recurso a algoritmos de inteligência artificial, irá analisar fragmento a fragmento para reconstruir estes frescos e proporcionar à humanidade o usufruto deste legado arqueológico.

Esta mão robótica, que está a ser desenvolvida no ISR, vai poder agarrar os fragmentos dos frescos de Pompeia e através de um sensor vai fazer um scan que permitirá reconstruir a forma 3D destes fragmentos. Será também usada informação pictórica e estrutural para identificar cada fragmento.

“Reconstruindo todos os fragmentos vamos resolver um puzzle muito complicado, com muitas peças, e peças imperfeitas. Muitas estão estragadas, há erosão, e há partes de material que foram perdidas. Vamos ainda usar informação de alto nível das técnicas de pintura que eram usadas na altura para resolver esse puzzle, e para que a humanidade possa mais uma vez usufruir do trabalho artístico e criativo dos nossos antepassados”, reforça.

O projeto RePAIR – Reconstructing the Past: Artificial Intelligence and Robotics meet Cultural Heritage é financiado pelo programa Horizonte 2020 e conta com a participação do Parque Arqueológico de Pompeia e de instituições da Alemanha, de Israel, e de Itália.

Saiba mais sobre o investigador em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST | ISR

Scroll to top