eng. civil,
90 seg

Ep. 1484 Ana Sofia Guimarães – Projeto explora o uso da impressão 3D na construção de blocos térmicos

February 02, 2023

O objetivo deste projeto é estudar o futuro da impressão 3D na construção de edifícios com foco particular na área do isolamento térmico.


Ana Sofia Guimarães, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e coordenadora do Laboratório de Física das Construções do CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção, está a estudar o uso de técnicas de impressão 3D na construção de blocos térmicos para edifícios.  

“Verificámos que já há alguma investigação sobre a impressão 3D na construção, mas sempre numa ótica de soluções estruturais. Existem alguns estudos sobre durabilidade mas pouco ou nada ainda existe relativamente ao desempenho de questões como conforto e performance energética. O nosso propósito foi então arranjar uma solução que desse resposta a este requisito”, conta.

A equipa de Ana Sofia Guimarães está convencida de que a impressão 3D na construção está completamente alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável como a digitalização da automatização da indústria 4.0.

Isto permitirá que a construção evolua para processos automatizados e estandardizados com todas as vantagens de controlo de qualidade e com a possibilidade de construir 24 horas por dia, reduzindo os custos associados ao uso de mão-de-obra que passará a ser muito reduzida quando comparada com o que hoje acontece numa construção tradicional.

A impressão 3D irá permitir ainda a reutilização de materiais para impressão de construções que deixam de estar em uso.

“Podia ainda descrever outras vantagens mas efetivamente a questão da automatização e da standardização do controlo de qualidade são as mais relevantes”, reforça.

Este projeto pretende assim dar um passo significativo no âmbito da impressão 3D, não apenas de componentes, mas também de edifícios e de outras soluções construtivas, com foco na área da térmica.  

O projeto TherBlock3Dp – Impressão 3D de Blocos Térmicos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com a colaboração do MIT (EUA) e da Universidade de Eindhoven, nos Países Baixos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FEUP

 

Scroll to top