ambiente,
90 seg

Ep. 1521 Isabel Boavida – Projeto EcoPeak4Fish quer reduzir o impacto de barragens hidroelétricas nos peixes de água doce

March 27, 2023

Estão a ser instalados refúgios para peixes que permitam melhorar o habitat destas espécies.  


Isabel Boavida, investigadora no CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico (IST), participa no projeto EcoPeak4Fish com o objetivo de reduzir o impacto de barragens hidroelétricas nos peixes de água doce.

Este projeto visa mitigar o impacto das barragens hidroelétricas ao nível da morfologia do curso de água a jusante das centrais hidroeléctricas, para assim tentar melhorar o habitat das espécies piscícolas.

As espécies em análise neste projeto são o barbo, o escalo, e a truta. Para as proteger estão a ser colocados refúgios de corrente que foram previamente testados em laboratório.

No laboratório de hidráulica do Instituto Superior Técnico foram testados diferentes ângulos de abertura destes refúgios em direção à corrente do canal.

Posteriormente, os refúgios foram colocados a jusante de duas centrais hidroelétricas da Hidroerg, a central hidroeléctrica de Covas do Barroso, e a do Bragado.

Estes refúgios são colocados a jusante de ambas as centrais e pretendem mitigar o impacto de aumento do caudal por causa da produção de energia.

Os refúgios estão a ser monitorizados em contínuo com uma câmara subaquática que será usada para identificar o número de peixes em cada refúgio, a sua espécie, e o seu tamanho.

Este sistema está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de TalTech na Estónia, e com o projeto Smart Fisheries da Universidade de Valladolid, em Espanha, onde estão a ser desenvolvidos sensores para medir as variáveis ambientais junto a estes refúgios.

O projeto EcoPeak4Fish é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CERIS

Scroll to top