eng. materiais,
90 seg

Ep. 1533 Sónia Simões – Projeto NANOTIC está a desenvolver ligações entre titânio e materiais cerâmicos

April 12, 2023

A ideia é produzir materiais com propriedades interessantes para aplicação na indústria aeroespacial e em dispositivos médicos.


Sónia Simões, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) do INEGI, participa no projeto NANOTIC com o objetivo de desenvolver uma técnica de união de ligas de titânio a materiais cerâmicos.

O NANOTIC pretende unir ligas de titânio a cerâmicos avançados como a alumina e a zircónia com o intuito de combinar as diferentes propriedades térmicas e mecânicas destes materiais para produzir componentes metalocerâmicas com aplicação na indústria aeroespacial e no desenvolvimento de próteses e outros dispositivos médicos.

Para produzir estas ligações um dos objetivos do projeto foi o desenvolvimento de intercamadas que permitissem unir os materiais com temperaturas baixas através da técnica de ligação por difusão, reduzindo também os defeitos que ocorrem quando estes materiais são unidos por processos convencionais sem o uso destas intercamadas.

“Por exemplo, quando nós tentamos ligar o titânio a um cerâmico sem essa intercamada nós conseguimos unir estes materiais mas tínhamos poros, fissuras, e falhas de ligação. Ao depositar um filme de intercamada no cerâmico conseguimos eliminar essas falhas de ligação e esses defeitos que iriam comprometer as propriedades mecânicas do produto final”, revela.

O projeto NANOTIC – Nanoligação de Titânio a Cerâmicos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | FEUP | INEGI

Scroll to top