ciências do mar,
90 seg

Ep. 1547 Carlos Alexandre – Projeto SalmonLink estuda a distribuição do salmão na Península Ibérica

May 02, 2023

A Península Ibérica é o limite sul de distribuição desta espécie.


Carlos Alexandre, investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Universidade de Évora (), está a desenvolver o projeto SalmonLink com o objetivo de estudar o comportamento e a ecologia das populações de salmão na Península Ibérica.

“Como muitas pessoas sabem o salmão é uma das espécies mais emblemáticas dos cursos de água do Norte da Europa e do Atlântico Norte. Mas apesar de esta espécie ser muito abundante no norte da Europa, e em particular nas Ilhas Britânicas, na Península Ibérica estamos no limite sul da distribuição global desta espécie”, explica.

Isto significa que em Portugal e em Espanha o salmão ocorre em condições subótimas para o seu desenvolvimento o que faz com que as suas populações sejam menos abundantes e que a sua distribuição seja mais reduzida.

Por esse motivo, apesar de esta espécie ser muito conhecida no norte da Europa, na Península Ibérica as suas populações são muito pouco conhecidas.

“Como estamos no limite sul de distribuição podemos estar perante estratégias distintas de sobrevivência, assim como ecologias e ciclos de vida diferentes, que lhes permitem sobreviver nestas condições que não são próximas das ideais”, acrescenta

Para colmatar esta escassez de informação sobre as populações ibéricas de salmão foi criado o projeto SalmonLink. Este projeto apresenta-se como uma parceria entre a academia e os pescadores com o objetivo de criar parcerias que permitam melhorar o conhecimento sobre esta espécie.

“É muito importante envolver neste projetos pescadores comerciais e recreativos. Pretendemos com eles criar parcerias de partilha de conhecimento para assim aumentar aquilo que sabemos sobre a biologia e a ecologia das populações de salmão no sul da Europa”, reforça.

Carlos Alexandre espera que este conhecimento possa ser usado para desenvolver medidas de gestão que permitam melhorar a qualidade de vida destas populações e aumentar a sua abundância.

O projeto SalmonLink: Contribuição dos cientistas e pescadores para a conservação e gestão participada das populações de salmão do Atlântico em Portugal é financiado no âmbito do programa MAR2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | | MARE

Scroll to top