antropologia,
90 seg

Ep. 1552 Pedro Antunes – Projeto e-Sefarad estuda a diáspora de judeus sefarditas e a sua relação com a população muçulmana em Marrocos

May 09, 2023

Este projeto está a olhar para o património material partilhado entre estas duas culturas e para o papel das tecnologias digitais na preservação da língua ladina.


Pedro Antunes, investigador no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), está a desenvolver o projeto e-Sefarad com o objetivo de estudar a relação da diáspora de judeus sefarditas com a população muçulmana em Marrocos.

O e-Sefarad visa desenvolver um estudo sobre os processos de patrimonialização e de revitalização cultural da diáspora sefardita. Numa primeira fase está a ser estudada a comunidade sefardita da cidade de Marselha, em França, a segunda maior comunidade desta etnia fora de Israel.

Em particular está a ser analisado o espólio do MuCEM – Musée des Civilisations de l'Europe et de la Méditerranée.

Numa segunda fase deste projeto será desenvolvida investigação em Marrocos num museu centrado na convivência interconfessional, inter-religiosa, e intercultural entre judeus e muçulmanos, com foco na própria materialidade dos objetos rituais partilhados por ambas estas culturas.

Em paralelo a esta linha de investigação em torno da cultura material está também a ser desenvolvido um trabalho sobre o ladino, a língua falada por esta comunidade.

Este trabalho visa estudar a revitalização do ladino através do uso de tecnologias digitais e de tecnologias de aprendizagem sofisticadas que estão a ser concebidas com o objetivo de promover e difundir esta língua.

O projeto e-Sefarad: modalidades e práticas de patrimonialização digital do legado cultural sefardita em contextos mediterrânicos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CRIA

Scroll to top