biologia,
90 seg

Ep. 1563 Agostinho Antunes – Investigação estuda como evoluíram os órgãos sensoriais em diferentes espécies

May 24, 2023

Esta investigação quer conhecer como o ambiente e a genética influenciaram a forma como diferentes animais percepcionam os estímulos do mundo que os rodeia.


Agostinho Antunes, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), está a estudar como os órgãos sensoriais evoluíram ao longo do tempo em diferentes famílias de animais.

“Queremos perceber a dinâmica das famílias de genes envolvidas por exemplo na visão, no olfato, no paladar, e em outras características mais elaboradas que também estudamos e que podem evoluir formas muito distintas em diferentes grupos de animais”, conta.

Por exemplo, nos vertebrados podemos encontrar diferenças nos órgãos sensoriais entre peixes ósseos e peixes cartilaginosos, mas também entre répteis, aves, e mamíferos.

É ainda possível encontrar diferenças dentro de cada grupo devido às dinâmicas entre as diferentes espécies. Estas diferenças podem levar ao surgimento de formas distintas e fora do comum.

A equipa de Agostinho Antunes está a estudar o genoma de diferentes espécies com o objetivo de identificar o que há de semelhante e de diferente do ponto de vista genético entre estes distintos grupos de animais.Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | FCUP | CIIMAR

Scroll to top