psicologia,
90 seg

Ep. 1585 Joana Baptista – Projeto All4Children avalia a implementação do modelo integrado de acolhimento familiar em Portugal

June 23, 2023

Este modelo pretende promover o modelo de acolhimento familiar para crianças até aos seis anos de idade.


Joana Baptista, professora no ISCTE-IUL e investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), participa no projeto All4Children com o objetivo de avaliar a implementação do modelo integrado de acolhimento familiar em Portugal.

Em 2021 Portugal tinha apenas 3,5% das crianças institucionalizadas em acolhimento familiar, e a grande maioria destas crianças tinha seis ou mais anos de idade.

“Aquilo que a nossa lei refere é que o acolhimento familiar é a medida preferencial, não necessariamente exclusiva, mas a medida preferencial para o acolhimento de crianças até aos seis anos de idade”, explica.

Em 2021 Portugal registou o maior crescimento no acolhimento familiar dos últimos 15 anos. No entanto, os dados demonstram que ainda estamos longe da percentagem ideal de implementação deste modelo.

Segundo Joana Baptista, este crescimento acentuado do acolhimento familiar em Portugal representa um movimento que se vive na Europa a favor do processo de desinstitucionalização das crianças, e que tem como objetivo diminuir a dependência desse sistema no acolhimento residencial, ao mesmo tempo que se promove outra resposta que é o acolhimento familiar.

Esta investigação pretende também estudar a implementação deste modelo junto das famílias de acolhimento e dos profissionais de ação social.  

O projeto All4Children – O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) para promover a qualidade das práticas em promoção e proteção em Portugal está a ser desenvolvido em parceria com o laboratório colaborativo ProChild, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Universidade do Minho, e a Universidade Católica Portuguesa.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | ISCTE

 

Scroll to top