desporto,
90 seg

Ep. 1594 Guida Veiga – Projeto OUT to IN promove as competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar

July 06, 2023

Através de jogos, de exercícios de relaxação, e de atividades expressivas, este projeto pretende ajudar as crianças a ganhar mais controlo sobre o seu corpo.


Guida Veiga, membro integrado do Comprehensive Health Research Center (CHRC) e docente no Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora (), participa no projeto OUT to IN com o objetivo de melhorar as competências sócio-emocionais das crianças em idade pré-escolar.

Para tal o OUT to IN trabalha junto das educadoras e das crianças. As educadoras participam numa ação de formação sobre os princípios do programa e em 20 sessões de relaxação.

Enquanto que com as crianças são desenvolvidas sessões de práticas de mediação corporal que são implementadas no espaço exterior à escola ou ao jardim-de-infância.

“Estamos a falar de jogos, de exercícios de relaxação, e de atividades expressivas, que permitem às crianças olhar para o seu corpo, observar o seu corpo, ganhar algum controlo sobre ele, e principalmente perceber a relação forte que existe entre os estados corporais e os estados emocionais”, revela.

Até ao momento o projeto foi implementado em cinco jardins-de-infância da cidade de Évora envolvendo quase 300 crianças.

Os resultados preliminares do estudo indicam que este programa é eficaz em melhorar as competências sócio-emocionais das crianças quer ao nível da consciência emocional como da sua auto-regulação.

Segundo Guida Veiga, estes resultados sugerem que integrar práticas corporais no currículo da educação pré-escolar e em particular práticas especificamente desenhadas para promover a consciência corporal, resultam numa melhoria das competências sócio-emocionais das crianças, competências essas que são essenciais para a sua saúde mental.

O projeto OUT to IN é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | | CHRC

Scroll to top