energia,
90 seg

Ep. 1605 Fernando Pinheiro – Projeto MAG-GIC estuda o impacto de correntes induzidas pelo campo magnético da Terra na rede elétrica portuguesa

July 21, 2023

Este projeto vai estudar o efeito das tempestades magnéticas solares na corrente elétrica de alta tensão em Portugal continental.


Fernando Pinheiro, investigador no Centro de investigação da Terra e do Espaço (CITEUC) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a desenvolver o projeto MAG-GIC com o objetivo de estudar o impacto de correntes induzidas pelo campo magnético terreste na rede elétrica de alta tensão.

Estas correntes têm origem na atividade do Sol através de fenómenos como os buracos coronais e as ejeções de matéria coronal que libertam partículas altamente energéticas que podem interagir com o campo magnético da Terra provocando variações rápidas neste campo e levando a uma diminuição da sua intensidade.

O impacto destas correntes poderá interferir com o normal funcionamento dos transformadores da rede elétrica de alta tensão ou até mesmo danificá-los.

Um exemplo disto aconteceu a 13 de Março de 1989 quando uma tempestade solar provocou uma interrupção no normal funcionamento da rede eléctrica do Canadá, afetando em particular a empresa Hydro-Québec, e provocando um apagão de 9 horas que afetou 6 milhões de pessoas e provocou um prejuízo na ordem dos milhões de dólares.

Para proteger a rede elétrica de alta tensão em Portugal continental de um fenómeno similar foi desenvolvido o projeto MAG-GIC.

Este projeto conta com o apoio da REN – Redes Energéticas Nacionais através do fornecimento de informação da rede e da instalação de um sensor numa das suas estações transformadoras.

O projeto MAG-GIC – Correntes induzidas pelo campo magnético no território português é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate

Scroll to top