game design,
90 seg

Ep. 1606 Nelson Zagalo – FlavourGame: Um jogo que quer ajudar as crianças a experimentar comidas novas

July 24, 2023

Combinando comida com um jogo de tabuleiro e um tablet o FlavourGame ajuda as crianças a provar novos alimentos.


Nelson Zagalo, professor da Universidade de Aveiro (UA) e coordenador do DigiMedia – Centro de Investigação em Media Digitais e Interação, está a desenvolver o FlavourGame, um jogo que tem como objetivo incentivar as crianças a provar comidas novas.

“Ao longo do seu crescimento elas vão se deparando com a novidade e a tendência e é de se focarem naquilo que já conhecem, ou seja, preferem comer comida que conhecem, que sabem que gostam, e que sabem que lhes dá prazer, em vez de experimentar comida diferente”, conta.

Este fenómeno é conhecido por neofobia e faz com que as pessoas evitem aproximar-se daquilo que desconhecem porque tendem a pensar que isso não será bom para elas.

O FlavourGame nasce assim da necessidade de apresentar às crianças um conjunto de comidas novas para combater a neofobia.

Para tal, este jogo foi desenvolvido enquanto modelo de jogo híbrido que contém uma componente física que é um jogo de tabuleiro, e uma componente digital que é apresentada num tablet. Este jogo tem ainda uma terceira componente que é a própria comida.

“Isto fez com que o design de jogo ganhasse bastantes complexidades adicionais. Fomos obrigados a refletir como é que nós colocamos todos estes elementos no mesmo universo de jogo e os tornamos naturais na relação dos jogadores com a experiência”, explica.

Ao jogar o FlavourGame as crianças são convidadas a provar alimentos que se encontram cortados numa taça para poderem resolver desafios e avançar nos jogos. Para facilitar o processo são usados alimentos frescos como fruta e vegetais.

Até ao momento os testes realizados com crianças têm revelado resultados positivos.

“Todos os testes de utilização que fizemos demonstram claramente uma grande abertura por parte das crianças à jogabilidade e à experimentação da comida que desconhecem, mesmo quando não sabem sequer o que é que estão a comer”, revela.

Entretanto foi já submetida uma patente que segundo Nelson Zagalo está prestes a ser aceite.

O FlavourGame é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do programa COMPETE 2020 e conta ainda com a participação da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa.

Saiba mais sobre o investigador em: Wook | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UA | DigiMedia

Scroll to top