biologia,
90 seg

Ep. 1607 Carla Pereira – Projeto Safe2Taste promove a produção sustentável de espécies de cogumelos do Parque Natural de Montesinho

July 25, 2023

Este projeto quer preservar a diversidade e o património genético das espécies de cogumelos nativas ao Parque Natural de Montesinho.


Carla Pereira, investigadora no Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e professora no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), participa no projeto Safe2Taste com o objetivo de promover a produção sustentável de espécies de cogumelos do Parque Natural de Montesinho.

Este projeto visa a conservação do património genético das espécies de cogumelos do Parque Natural de Montesinho e da sua produção em ambiente controlado para garantir a sua disponibilidade ao longo do ano.

Numa primeira fase será criado um banco de germoplasma para garantir a preservação do maior número possível tanto de espécies comestíveis como de espécies não comestíveis.

Na segunda fase será estudada a produção das espécies de cogumelos mais procuradas para consumo humano em ambiente controlado de temperatura, de humidade, e de exposição solar.

O controlo destes parâmetros será feito através de sensores que vão permitir monitorizar de forma digital a produção destes cogumelos.

Segundo Carla Pereira, a ideia é produzir pelo menos três espécies de cogumelos e desenvolver um selo de qualidade e de segurança chamado Safe2Taste.

Este selo irá conter toda a informação obtida ao longo do projeto, desde a forma como os cogumelos são produzidos, até aos métodos tradicionalmente usados para os consumir.

Com este projeto Carla Pereira espera garantir a disponibilidade destas espécies de cogumelos para uma cadeia de restaurantes que adote este selo, para que desta forma o consumidor possa ter acesso a toda esta informação.

“Vamos ainda comparar as espécies produzidas em ambiente controlado com aquelas que crescem naturalmente no Parque. Vamos comparar o valor nutricional, a composição química, e também as propriedades bioativas de forma a podermos garantir que os cogumelos produzidos fora do Parque mantêm as mesmas características”, revela.

O projeto Safe2Taste – Integrated approaches for socio-economic boosting of the sustainable production and consumption of Montesinho mushrooms é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIMO

Scroll to top