arquitetura,
90 seg

Ep. 1611 Paulo Tormenta Pinto – 25 anos da Expo 98: Qual o legado do evento nas políticas urbanas e arquitetónicas das décadas que se seguiram?

July 31, 2023

Em particular, este estudo pretende analisar como este evento influenciou as obras realizadas no âmbito do Programa Polis.


Paulo Tormenta Pinto, diretor do DINÂMIA-CET e professor no ISCTE-IUL, está a desenvolver o projeto Grandes Trabalhos – Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Expo 98, com o objetivo de estudar o legado deste evento nas políticas urbanas e arquitetónicas das décadas que se seguiram.

“Este ano comemoram-se os 25 anos da Expo 98 e portanto interessa regressar à Expo e à cultura urbanística e arquitetónica que foi ali estudada para perceber como é que toda a transformação urbana que foi experimentada na zona oriental da cidade de Lisboa pode ser interpretada como o laboratório das políticas urbanas que se seguiram ao evento nas duas primeiras décadas do século XXI”, explica.

Logo no ano 2000 foi lançado o Programa Polis que teve como objetivo levar a cultura da Expo 98 a 28 cidades do território nacional.

“Ao abrigo do terceiro quadro comunitário de apoio foi possível definir estratégias de intervenção de requalificação das cidades que funcionaram como uma espécie de projeto de compromisso nacional que envolveu vários técnicos e que deu sequência ao conhecimento que foi acumulado a partir do princípio dos anos de 1990 para construir a Expo 98, e toda a transformação da zona Oriental de Lisboa”, conta.

Com este projeto Paulo Tormenta Pinto pretende perceber qual a influência da Expo 98 no Programa Polis e nos projetos de reabilitação urbana que se seguiram.

Desta forma, o investigador pretende identificar e preservar o legado da Expo 98 no panorama urbano e arquitetónico do país nas primeiras décadas do século XXI.

O projeto Grandes Trabalhos – Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Exposição Internacional de Lisboa de 1998 é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Wook | Linkedin | Researchgate | ISCTE | DINÂMIA-CET

Scroll to top