educação,
90 seg

Ep. 1719 Bernardino Lopes – Investigação estuda o uso de artefactos na melhoria do ensino de ciências e tecnologia

February 08, 2024

Artefactos são dispositivos ou objetos como instrumentos, tablets, ou jogos, que podem ser usados no processo de ensino.


Bernardino Lopes, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (UA), está a estudar a eficácia do uso de artefactos na melhoria do ensino de ciências e tecnologia.

“Para o ensino de ciências e tecnologia cada vez há maior disponibilidade de todo o tipo de artefactos. Sabe-se de várias investigações que os artefactos podem ser usados na maior parte dos casos sem um grande proveito para as aprendizagens dos alunos e, portanto, o desafio é conseguir tirar proveito do uso de artefactos para os alunos poderem aprender conhecimentos novos, desenvolverem competências, aprenderem a pensar de modo diferente, e usarem esses artefactos como mediadores na comunicação com os professores e com os seus pares”, explica.

Estes artefactos podem ser usados isoladamente ou de forma orquestrada com outros. Por exemplo, para aprender matemática através da música é possível ter como artefacto base um piano digital e conjugá-lo com outras tarefas para que os alunos possam encontrar regularidades e padrões, e serem capazes de, a partir daí, pensarem e aprenderem matemática.

Isto é um exemplo de um uso de artefactos para desenvolver competências e para aprender a pensar de modo diferente e a comunicar com os seus colegas as ideias que têm durante o processo de aprendizagem.

Bernardino Lopes espera com este estudo identificar uma série de boas práticas que permitam tirar o máximo do potencial de uso destes artefactos no ensino de ciências e tecnologia.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UTAD

Scroll to top