tecnologia,
90 seg

Ep. 1802 Gustavo Dias – Projeto NEWSAT usa impressão 3D para produzir satélites

June 04, 2024

O objetivo passa por desenvolver satélites de pequenas dimensões que possam ser usados para a análise e motorização de clima espacial.


Gustavo Dias, investigador no Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) da Universidade do Minho (UM), participa no projeto NEWSAT com o objetivo de testar o uso de técnicas de impressão 3D na produção de satélites.

O projeto NEWSAT está dividido em três grandes áreas. A primeira está relacionada com a criação de gémeos digitais, ou digital twins em inglês. Estes gémeos digitais são cópias pormenorizadas do satélite que permitem simular a sua operação em tempo-real.

A segunda área está relacionada com a criação de hardware para análise de clima espacial, usando sensores que permitem medir os componentes da atmosfera e também o seu estado de ionização como espectrofotómetros e sensores de plasma.

Estes sensores costumam ocupar um volume significativo dos satélites convencionais, no entanto, no projeto NEWSAT a ideia passa por reduzir o tamanho destes sensores para que estes possam ser integrados em satélites de pequenas dimensões.

Por fim, a terceira componente deste projeto visa desenvolver novos materiais e novos processos que permitam produzir satélites através de técnicas de impressão 3D de uma forma rápida e consolidada.

Neste momento o projeto encontra-se numa fase de prova de conceito. Já existem vários protótipos que estão em teste quer do lado da criação do digital twin, quer no desenvolvimento da electrónica base para os sensores. Tudo isto com o objetivo de criar um protótipo que permita testar as tecnologias de impressão 3D na produção de satélites.

O projeto NEWSAT – Advanced additive manufacturing-enabled, compact, integrated sensor and satellite for observation of Earth’s upper atmosphere é financiado no âmbito do programa MIT Portugal.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IPC

Scroll to top