Este sistema vai medir o comportamento do carril e detetar possíveis defeitos na circulação dos comboios.
Cecília Vale, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora na unidade de investigação CONSTRUCT, está a desenvolver um sistema inteligente de monitorização para linhas ferroviárias, o SIMIC.
Este sistema será colocado nas vias férreas com vista a monitorizar a condição dos veículos ferroviários que passam sobre a via férrea assim como as condições de circulação dos mesmos veículos.
Este sistema consiste na colocação no carril de um sensor que vai medir o comportamento dinâmico do carril e, através de inteligência artificial, mais concretamente, usando técnicas de aprendizagem máquina, vai poder detetar e classificar vários tipos de defeitos dos rodados dos comboios e também situações de operação, como por exemplo, o desequilíbrio de cargas e o movimento de lacete.
O movimento de lacete ocorre essencialmente em retas e consiste num movimento oscilatório lateral do veículo que em determinas situações poderá pôr em causa a segurança da circulação ferroviária
No caso da avaliação das condições de circulação do comboio este sistema poderá detetar situações em que há desequilíbrio de cargas nos vagões, tanto na direcção longitudinal, como na direcção transversal.
Esta investigação é financiada pelo BIP PROOF, uma iniciativa da U.Porto Inovação, e está a ser desenvolvida em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
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