Este protocolo tem como base a implementação de um novo modelo que visa agilizar o processo de publicação de artigos científicos.
Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto Notify, uma iniciativa que visa promover um novo protocolo de comunicação entre repositórios e revistas científicas.
O projeto Notify visa normalizar a ligação entre repositórios e serviços de publicação, em particular, entre repositórios que alojam pré-prints e serviços de revisão por pares, incluindo revistas científicas. Os pré-prints são publicações não revistas de artigos científicos.
Hoje em dia, as revistas científicas estão a adotar um modelo chamado, Publicar, Rever, e Cuidar (do inglês, Publish, Review, Curate). Este modelo pretende mudar o paradigma de publicação de artigos científicos.
Atualmente, os artigos científicos têm que passar por um longo processo de revisão por pares antes de serem publicados. O que este modelo propõe é que os artigos possam ser publicados primeiro e revistos depois.
A principal vantagem deste modelo é que permite uma rápida disseminação dos resultados de investigação.
Por outro lado, também permite que os autores não tenham que submeter o artigo a várias revistas científicas e passar pelo mesmo processo de revisão por pares várias vezes. Um processo que é atualmente pouco eficaz e que pode atrasar em meses a publicação dos resultados.
O que o projeto Notify está a fazer é desenvolver um protocolo para apoiar a adoção deste modelo pelas plataformas de software dos repositórios e das revistas científicas, para assim facilitar a comunicação entre os repositórios e as revistas.
O projeto Notify é financiado pelo Arcadia Fund.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar