Esta linguagem vai ajudar as crianças a aprender conceitos básicos de programação de uma forma simples e divertida.
Hugo Simões, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), criou uma linguagem de programação chamada Prequel que tem como objetivo ajudar as crianças a aprender a programar.
“Criei esta linguagem de programação com o objetivo de desenvolver um ecossistema que permitisse aos meus filhos ter à sua disposição as ferramentas que eu gostaria de ter tido quando comecei a programar”, revela.
A Prequel tem por base o conceito matemático de primitiva recursiva, uma função matemática definida a partir de um conjunto básico de funções iniciais, que permite experimentar e aprender com conceitos de programação de uma forma simples e divertida.
“Quando aprendemos uma linguagem de programação, as primeiras aplicações que criamos são criadas de raiz. Com a Prequel a minha ideia foi podermos ter já o jogo ou a aplicação montada e só a parte mais interessante é que é então pedida para programar em Prequel”, explica.
Um exemplo de uma aplicação que usa esta linguagem de programação, é o Amoeba Arena. Neste jogo existe uma arena composta por uma equipa de duas amebas, onde cada uma tem de apanhar uns pontos. Para o fazer, o utilizador tem de programar o movimento das amebas e definir o que elas têm que fazer em cada momento.
Isto é feito de uma forma simples, dizendo ao programa se a ameba deve andar para a frente ou não, ou esperar por uma outra posição.
A partir de ações simples, mas repetidas 30 vezes por segundo, é possível dar um movimento a estas amebas para que elas compitam entre si, ou até cooperem uma com a outra para tentar apanhar o máximo de pontos possíveis.
Saiba mais sobre o investigador em: FCUP