agricultura,
90 seg

Ep. 2115 Leonor Pereira – Laboratório Vivo Luso-Galaico desenvolve soluções inovadoras para a gestão do solo

November 14, 2025

Estas soluções estão a ser aplicadas e monitorizadas em colaboração direta com agricultores e empresas da Galiza e do Norte de Portugal.


Leonor Pereira, investigadora no CITAB – Centro de Investigação e Tecnologia Ambiental e Biológica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto de Douro (UTAD), é líder e agente facilitador do laboratório vivo Luso-Galaico, uma iniciativa que visa desenvolver soluções inovadoras de gestão do solo em cocriação com os agricultores e os agentes locais.

“O meu papel como líder é garantir a implementação deste laboratório vivo como um espaço de inovação colaborativa centrada no utilizador, que neste caso é o agricultor, promovendo a cocriação, a experimentação, e a validação de soluções inovadoras para a gestão do solo em contexto real”, conta.

O laboratório vivo Luso-Galaico, tal como o nome indica, envolve duas regiões de dois países, a Galiza e o Norte de Portugal, e integra 18 parceiros, incluindo empresas do setor vitivinícola, do olival, associações setoriais, entidades públicas como a CCDR-N, universidades, e outros parceiros que participam em todos os laboratórios vivos associados a esta iniciativa.

O objetivo deste laboratório vivo é identificar os desafios do solo a nível regional, quer na Galiza, como no Norte de Portugal, e cocriar soluções para responder a esses desafios, combinando o conhecimento local com o conhecimento científico, e aplicar essas práticas, para depois monitorizá-las ao longo do tempo.

O laboratório vivo Luso-Galaico é um dos cinco laboratórios vivos a serem implementados no âmbito do projeto LivingSoiLL – Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CITAB

 

Scroll to top