agricultura,
90 seg

Ep. 2157 Cristina Carlos – Projeto LivingSoiLL promove a saúde do solo em cinco culturas permanentes a nível europeu

January 13, 2026

Estão a ser avaliadas práticas de gestão da saúde do solo em culturas de vinha, olival, macieira, aveleira e castanheiro.


Cristina Carlos, docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), está a desenvolver o projeto LivingSoiLL, uma iniciativa que visa promover a saúde do solo em cinco culturas permanentes.

Este projeto consiste no estabelecimento de cinco laboratórios vivos com o objetivo de fazer uma avaliação inicial do estado de saúde do solo em cinco culturas permanentes que apresentam uma elevada importância socioeconómica a nível europeu, em concreto, a vinha, o olival, a macieira, a aveleira, e o castanheiro.

Cada um destes laboratórios vivos tem como missão identificar os principais desafios que cada parcela experimental destas culturas permanentes está a enfrentar, para em conjunto com os agricultores, monitorizar e avaliar o impacto da aplicação de práticas de gestão do solo ao longo do tempo por forma a identificar aquelas que mais promovem a saúde do solo e das culturas.

No primeiro ano do projeto a equipa de Cristina Carlos esteve a definir protocolos para serem implementados nos métodos de análise e de monitorização do solo.

Foi também realizada a avaliação do estado inicial do solo para agora, juntamente com os agricultores, serem implementadas as práticas sugeridas.

O solo vai ser monitorizado ao longo de três períodos de amostragem para que esses dados possam ser analisados no final do projeto.

Esta iniciativa pretende também promover a literacia sobre a saúde do solo, não apenas junto dos agricultores, mas também da comunidade em geral.

O projeto LivingSoiLL – Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs é financiado pelo programa Horizonte Europa.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UTAD | CITAB

 

 

Scroll to top