neurociências,
90 seg

Ep. 521 Ana Cristina Rego – Investigação quer caracterizar as fases iniciais das doenças de Huntington e de Alzheimer

December 24, 2018

ep521_interiorEsta investigação está a olhar para as alterações da função mitocondrial nestas doenças com o objetivo de caracterizar os factores que determinam as fases iniciais em Alzheimer e na doença de Huntington.​


Ana Cristina Rego, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) e professora auxiliar da Faculdade de Medicina (FMUC) da mesma universidade, desenvolve investigação nas doenças neurodegenerativas e nas alterações da função mitocondrial que ocorrem nestas doenças.

“O que nós temos avaliado nestas doenças neurodegenerativas e mais concretamente focando-nos na doença de Huntington e na doença de Alzheimer é tentar avaliar quais são as fases iniciais de doença e quais são os processos iniciais que vão conduzir a um processo de disfunção neuronal e posteriormente de neurodegenerescência. Procuramos também testar os efeitos de compostos neuroprotetores com o objetivo de avaliar terapias neuroprotetoras para estas doenças”, explica.

Com trabalho de caracterização das alterações iniciais da doença de Huntington já realizado em ratinhos, Ana Cristina Rego está agora, em colaboração com o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) a caracterizar as alterações desta doença em alguns doentes voluntários.

“O objetivo é sempre definir nos doentes pré-sintomáticos se há de facto alterações que possam servir como biomarcador. Claro que a palavra biomarcador é um bocadinho forte demais, mas a ideia é ter no fundo um marcador de fases inicias da doença. Se conseguirmos demonstrar que há alterações mitocondriais e de stress oxidativo, podemos desenvolver terapias que se foquem nesse mecanismo em particular. Teremos assim terapias mais focadas na protecção quer a nível mitocondrial quer a nível da formação de radicais livres”, revela.

Este estudo permitiu a Ana Cristina Rego vencer o Prémio Mantero Belard atribuído pela Santa Casa da Misericórdia a projetos de investigação na área das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | CNC

Imagem Banner: DR

Scroll to top