tecnologia,
90 seg

Ep. 529 Ana Vasconcelos – Sistema GoLive permite monitorizar e prevenir a queda em idosos

January 03, 2019

ep529_interiorCom sensor de movimento, aplicação móvel e plataforma online, este sistema permite monitorizar o movimento de um idoso com o intuito de alertar de forma imediata o seu cuidador em caso de queda.​


Ana Vasconcelos, investigadora no Instituto Fraunhofer AICOS na área de design centrado no utilizador, está a desenvolver o projeto GoLive em parceria com a empresa holandesa Gociety, com o objetivo de desenvolver tecnologias para idosos com ênfase na promoção de um estilo de vida saudável.

“Esta solução é constituída por três componentes, o GoLive Clip que é um sensor de movimento, o GoLive Phone que é uma aplicação móvel, e o GoLive Assist que é uma plataforma online para cuidadores. O sensor externo tem a forma de um clip que pode ser utilizado preso na roupa do utilizador e tem sensores de movimento que fazem a monitorização da actividade física, a detecção de quedas e ainda fazem o cálculo do risco de queda do seu utilizador”, explica.

Este sensor possui também um botão de emergência que a pessoa pode premir e que automaticamente envia um alerta para os seus contactos de emergência pré-definidos.

Este alerta também será enviado caso o próprio sensor detete automaticamente uma queda do utilizador.

“Há uns anos atrás mostrámos esta solução numa feira internacional que despertou o interesse da empresa holandesa Gociety que em conjunto e em parceria com a Fraunhofer decidiu avançar para uma versão comercial desta solução”, revela.

Durante estes últimos anos a equipa de Ana Vasconcelos esteve a trabalhar em conjunto com utilizadores para que esta solução chegasse a um nível de maturidade suficiente para que pudesse ser comercializada.

Neste momento a solução GoLive está já a ser comercializada na Holanda.

Existe também uma versão leve que permite utilizar as funcionalidades mais básicas de um smartphone, atualmente disponível a nível internacional na Google Play Store.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar

Scroll to top