bioquímica,
90 seg

Ep. 530 Luísa Peixe – O que a microbiota do trato urinário humano nos pode dizer sobre a resistência a antibióticos?

January 04, 2019

ep530_interiorEsta investigação está a usar a microbiota do trato urinário humano para estudar o desenvolvimento da resistência a antibióticos.​


Luísa Peixe, professora na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e investigadora do Laboratório UCIBIO/Requimte, tem como principais focos de estudo caracterizar os mecanismos de resistência que as bactérias possuem, identificar qual a origem desta resistência, assim como as vias de disseminação que permitem o seu aparecimento no Homem.

“O trato urinário foi dos locais do nosso organismo que mais recentemente se demonstrou que existe uma microbiota própria e nós temos vindo a contribuir para melhorar a descrição daquilo que é a composição desta microbiota”, explica.

A microbiota representa um grupo de microrganismos benignos que habitam o nosso corpo.

Hoje em dia sabe-se que uma microbiota equilibrada é fundamental para o nosso bom estado de saúde. No caso do tracto urinário a microbiota parece ter uma dupla função contribuindo para evitar que bactérias com maior potencial de patogenicidade causem uma doença, ao mesmo tempo que ajudam a robustecer o nosso sistema imunitário para nos proteger de diferentes patologias.

“A nível do tracto urinário como estamos ainda numa fase muito preliminar não temos ainda uma proposta clara do seu papel, em todo o caso, os nossos trabalhos também evidenciam que há aqui microrganismos que têm seguramente um papel muito importante na inibição daquilo que possam ser bactérias com potencial de patogenicidade”, revela.

Estes microrganismos funcionam como sentinelas numa primeira linha de defesa para combater as bactérias que têm um maior potencial de causarem infecção.

“Queremos que esses guerreiros estejam presentes em todos nós para nos garantir uma maior protecção contra as patologias a este nível”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FFUP

Scroll to top