medicina,
90 seg

Ep. 536 Irene Gullo – Estudo revela que carcinoma gástrico não é apenas uma, mas sim várias doenças

January 14, 2019

ep536_interiorEste projeto de doutoramento procura demonstrar que o carcinoma gástrico, conhecido por cancro do estômago, não é apenas uma doença única, mas sim um grupo de doenças com características diferentes.​


Irene Gullo, médica no Centro Hospitalar de São João (CHSJ) e investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e no IPATIMUP/I3S, está a usar o carcinoma hereditário difuso do estômago como modelo para estudar esta doença.

“No meu doutoramento estou a tentar demonstrar que o carcinoma gástrico é heterogéneo, não é só uma doença, são várias doenças que têm que ser abordadas de formas diferentes. Um dos temas que abordamos é o carcinoma hereditário difuso do estômago. É uma doença hereditária que é causada por mutações de um gene que se chama Caderina-E”, explica.

Para estudar esta doença Irene Gullo está a focar a sua atenção nas lesões que permanecem indolentes nos doentes ou que se tornam agressivas e altamente agressivas.

“Analisámos a morfologia das lesões e descobrimos que as formas indolentes e agressivas do carcinoma gástrico hereditário são morfologicamente diferentes e que a expressão de uma proteína nos carcinomas indolentes e agressivos também é diferente. São proteínas associadas à proliferação dos tumores e também proteínas que predizem um comportamento agressivo dos tumores”, acrescenta.

No futuro, Irene Gullo pretende estudar o contexto imunitário dos doentes e também do seu microbioma, ou seja se as bactérias presentes no estômago dos doentes influenciam ou não o desenvolvimento da doença.

Descobrir as diferenças entre os diferentes tipos de carcinoma gástrico pode ajudar no desenvolvimento de novas terapias personalizadas para dar resposta às diferentes características de cada uma destas doenças.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FMUP

Scroll to top