tecnologia,
90 seg

Ep. 539 João Mendes Moreira – Projeto SmartFarming desenvolve sistema de monitorização e planeamento para melhorar a qualidade das uvas

January 17, 2019

ep539_interiorEste projeto desenvolveu um sistema de monitorização e de planeamento de rega para produções vitivinícolas que permite aos agricultores controlarem o nível de stress necessário para garantir a melhor qualidade de uva possível.​


João Mendes Moreira, investigador no INESC TEC e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a desenvolver o projeto SmartFarming em consórcio com a Prodfarmer, com a Herdade do Esporão e a Herdade Maria da Guarda, e com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

“O projeto SmartFarming é um projeto cuja ideia principal é que para se ter as uvas com a qualidade que se pretende para ter o vinho com a qualidade que se pretende é necessário ter-se precisão naquilo que se faz. Uma das coisas em que isso é muito notório é na gestão da rega”, explica.

O nível de stress que é induzido numa planta impacta significativamente na qualidade da uva. Uma empresa de produção vitivinícola tem tipicamente diferentes níveis de qualidade de uva e essa qualidade é obtida através de uma gestão diferente do sistema de rega de forma a provocar níveis diferentes de stress em função da qualidade que se pretende.

É neste ponto que entra o projeto SmartFarming ao desenvolver ferramentas que permitem uma maior precisão na gestão do sistema de rega.

“O projeto está neste momento numa fase final. Os resultados obtidos foram principalmente a capacidade de fazer um plano de rega adequado aos interesses da empresa e também montar uma estrutura de sensores adequados às necessidades da empresa”, explica.

Além do sistema de controlo de rega e dos sensores de monitorização, o SmartFarming também permite prever a produtividade da vindima no próximo ano, através da análise de dados como a frequência da rega, o nível de humidade no solo e o volume de precipitação previsto.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | INESC TEC | FEUP

Scroll to top