literatura,
90 seg

Ep. 552 Cristina Álvares – Projeto estuda como os limites entre o humano, o animal, e as máquinas são representados nas artes narrativas

February 05, 2019

ep552_interiorEste estudo foca-se nos limites entre o humano, o animal, e as máquinas e na forma como estes são representados na literatura, no cinema e na banda desenhada do século XX.​


Cristina Álvares, investigadora no Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o estudo Limiar Humano/Animal/Máquina, um estudo que explora como animais que vão desde os cães aos insectos, e máquinas como robots ou sistemas de inteligência artificial são interpretadas em relação às personagens humanas nas diferentes formas de contar uma estória.

Entre as diferentes linhas de investigação do projeto, Cristina Álvares destaca uma parte da sua equipa que está dedicada ao estudo da literatura portuguesa do século XX a partir da figura do cão.

“O cão é o animal mais humanizado, aquele que é o mais próximo dos seres humanos e aquele que faz parte da família. Ultimamente registou-se uma produção bastante abundante de ensaios filosóficos, antropológicos, e sociológicos, sobre cãoes e isso levou-nos a organizar em 2018 o colóquio ‘Cães e imaginário. Literatura, Cinema, Banda Desenhada’”, conta.

Este colóquio contou com 50 comunicações de autores de 30 instituições, como as universidades de Paris (França), Newcastle (Reino Unido), São Paulo (Brasil), Yaoundé (Camarões) e Cidade do Cabo (África do Sul).

Para lá do estudo sobre a representação do melhor amigo do Homem na literatura, são também desenvolvidos estudos sobre insectos como as baratas, as larvas, ou as pulgas.

“Temos também uma outra linha de investigação que diz respeito às infra-animalidades, as larvas, os vermes, as centopeias, as baratas, as moscas, as pulgas que pululam na literatura, no cinema, na banda desenhada. E temos autores como Alfredo Margarido, Clarice Lispector, Jean-Paul Sartre, Marguerite Duras, etc.”, acrescenta.

Por fim, este projeto olha também para a ficção científica numa tentativa de perceber como o ser humano se relaciona com máquinas, como robots ou sistemas de inteligência artificial, indo para lá do imaginário pós-humano.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CEHUM

Scroll to top