tecnologia,
90 seg

Ep. 627 António Cunha – Projeto SwitHome desenvolve palmilha inteligente para ajudar na reabilitação física de pacientes pós-AVC

May 21, 2019

ep627_interiorComposto por uma palmilha inteligente adaptável a qualquer tipo de calçado, e com o auxílio de um tablet, este sistema propõe exercícios de reabilitação personalizados às necessidades do paciente.​


António Cunha, investigador do Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPN), está a desenvolver o projeto SwitHome com o objetivo de ajudar os pacientes pós-AVC a realizar atividades de reabilitação física em casa.

“Podemos imaginar um paciente que teve já tratamento do ponto de vista hospitalar e que já recuperou alguma autonomia e que pode ir para casa. Quando tem o processo de alta no hospital o paciente pode levar esta palmilha e este tablet e em casa, colocando a palmilha num qualquer sapato, pode então fazer um conjunto de exercícios de reabilitação no conforto da sua casa”, conta.

Com recurso a jogos lúdicos que replicam exercícios de reabilitação este sistema pretende ajudar o paciente a reaprender algumas funcionalidades que perdeu após a doença.

O objetivo é assim passar um conjunto de atividades de reabilitação física que são normalmente feitas num hospital para casa.

Desta forma é possível o número de visitas do paciente ao hospital, permitindo que este faça mais horas de reabilitação em casa, sem se ter que preocupar em se deslocar, aumentando assim o seu nível de conforto.

“Por um lado pode fazer mais horas de reabilitação, não tem que se deslocar, não tem que perder tempo, nem que gastar recursos em transportes. Isto é bom para o paciente e é bom também para os profissionais de saúde, porque com esta ferramenta conseguem apoiar mais pacientes com a mesma estrutura”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IPN

Scroll to top