tecnologia,
90 seg

Ep. 632 Paulo de Carvalho – WELCOME Vest: Colete inteligente ajuda a monitorizar pacientes com doença pulmonar obstrutiva

May 28, 2019

ep632_interiorEste colete contém tecnologia capaz de avaliar a respiração e o ritmo cardíaco do paciente com o objetivo de fornecer informação mais detalhada sobre o estado da doença aos profissionais de saúde.


Paulo de Carvalho, docente do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC) e investigador do Centro de Informática e Sistemas (CISUC) da mesma universidade, desenvolveu o WELCOME Vest com o objetivo de encontrar uma solução tecnológica para a monitorização continuada de doentes com doença pulmonar obstrutiva.

O WELCOME Vest é um sistema composto por um colete com sensores que permitem monitorizar o ritmo cardíaco e o estado de ventilação do doente. Estes dados são depois transferidos para um software que pode correr num tablet, por exemplo, onde esta informação é recolhida e analisada por um profissional de saúde.

A doença pulmonar obstrutiva é caracterizada por uma diminuição prolongada do calibre das vias aéreas respiratórias e pela destruição do tecido pulmonar. Esta doença tem como principais sintomas a falta de ar e a tosse com produção de expetoração. Esta é uma doença progressiva, que pode ser agravada ao longo do tempo e que pode causar problemas do foro cardíaco.

Segundo Paulo de Carvalho, este colete consegue registar alguns dos sinais biológicos mais relevantes para a gestão das diversas doenças que normalmente estão associadas a doentes com doença pulmonar obstrutiva.

O colete tem a capacidade de realizar eletrocardiogramas e de medir o som pulmonar e cardíaco com o objetivo de caracterizar o estado de ventilação do doente, e o seu estado cardíaco.

É depois possível transmitir esta informação para uma cloud onde a mesma é analisada e onde são disponibilizadas recomendações para dar apoio quer ao próprio doente, quer ao profissional de saúde na gestão diária da doença.

Este projeto está a ser envolvido com financiamento europeu através do programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate 

Scroll to top