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Ep. 650 Helena Alves – Este volante consegue detetar o nível de cansaço e de stress dos condutores

June 21, 2019

ep650_interiorEsta investigação está a desenvolver um volante capaz de detetar através de sensores o nível de stress e de cansaço do condutor.​


Helena Alves, investigadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e professora no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), está a desenvolver este projeto em colaboração com Ana Fred do Instituto de Telecomunicações (IT).

Este projeto aborda a introdução de elétrodos em objetos correntes, como o volante de um telemóvel, sem que o utilizador se aperceba que eles lá estão. O objetivo é conseguir medir o sinal elétrico quando tocamos com as nossas mãos no volante e transformar isso num sinal que corresponda ao eletrocardiograma do utilizador.

Através do tratamento deste sinal será possível avaliar o estado de stress e de cansaço do condutor.

Segundo a investigadora, esta tecnologia permite também identificar exatamente quem está a conduzir o veículo.

“O electrocardiograma funciona como uma impressão digital, cada pessoa tem o seu sinal e portanto conseguimos de facto identificar a pessoa que está a conduzir”, revela.

Já foi desenvolvido um protótipo de volante que se encontra atualmente a ser testado num simulador de tráfego na Universidade do Porto.

“Neste momento estamos com uma parceria com a Universidade do Porto que tem um simulador de tráfego e que está a realizar um estudo para avaliar os fatores de cansaço e de distração nos acidentes rodoviários”, acrescenta.

Para confirmar a validade desta tecnologia é necessário detetar um padrão entre os dados do eletrocardiograma e os momentos de maior risco de acidente realizados durante a simulação.

“Este estudo serve-nos como forma de validar a nossa tecnologia porque podemos de facto aferir se conseguimos efetivamente medir os níveis de fadiga naqueles momentos em que eles identificam que há mais problemas de acidentes”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: CICECO | UA

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