ciências do mar,
90 seg

Ep. 651 João Delgado – Projeto Mariscomac estuda a viabilidade de exploração da gamba e do camarão da Madeira

June 24, 2019

Este projeto está a estudar a viabilidade ecológica, comercial e económica da pesca da gamba e do camarão da Madeira.​


João Delgado, biólogo na Direção Regional de Pescas da Madeira, membro do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e investigador no CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, desenvolve o projeto Mariscomac com o objetivo de avaliar o potencial económico da pesca destas duas espécies de crustáceos.

A gamba da Madeira é um crustáceo que não tem tradição de captura na região. A equipa de João Delgado está assim a avaliar o potencial de captura e de exploração deste recurso.

“Estimamos um rendimento máximo sustentável na ordem das 10 toneladas por ano o que indicia um recurso que não podendo substituir nenhum dos recursos tradicionalmente pescados pela nossa frota, poderia eventualmente ser complementar à atividade de algumas embarcações, sobretudo das pequenas embarcações”, revela.

Além do estudo da biologia e da avaliação do recurso em si, estão a decorrer alguns estudos ligados ao reaproveitamento dos resíduos do camarão da Madeira e da gamba da Madeira.

“São duas espécies diferentes, uma mais profunda, outra menos profunda, mas através de uma parceria com uma empresa de biotecnologia da Madeira, que faz a quantificação de produtos que poderiam eventualmente trazer uma mais-valia para a atividade paralelamente à parte comestível, poderemos ter algo que contribua para a eficiência económica da própria pescaria”, acrescenta.

A ideia passa assim por avaliar o potencial dos resíduos produzidos pela pesca e comercialização destas espécies, para a extração de compostos de valor acrescentado para as indústrias cosmética e farmacêutica.

O projeto Mariscomac é financiado pelo programa Interreg da região da Macaronésia.

Saiba mais sobre o investigador em: CIIMAR | OOM

Imagem Banner: DR

Scroll to top