tecnologia,
90 seg

Ep. 659 Penousal Machado – Investigação usa seleção natural para fazer evoluir cérebros artificiais

July 04, 2019

ep659_interiorEsta investigação inspira-se na natureza e nos processos evolutivos para desenvolver redes neuronais de inteligência artificial mais complexas.​


Penousal Machado, docente da Universidade de Coimbra (UC) e investigador do Centro de Informática e Sistemas (CISUC) da mesma universidade, está a desenvolver o projeto DENSER, um projeto no domínio da inteligência artificial que combina os princípios da seleção natural com os princípios da aprendizagem ao longo do tempo de vida.

“Este projeto tem dois tipos de abordagens uma abordagem inspirada na natureza, nomeadamente, inspirada na evolução das espécies, e outra abordagem muito inspirada nas redes neuronais que são modelos artificiais de cérebros e que tentam imitar esse tipo de estruturas”, conta.

Este projeto inova ao combinar os princípios da seleção natural com os princípios da aprendizagem ao longo do tempo de vida.

“Nós vamos encontrar uma maneira de representar estes cérebros artificiais, de representar a sua estrutura, e depois vamos pegar nestes diferentes códigos genéticos e vamos transformá-los em redes neuronais. Vamos treinar estas redes neuronais, apresentando-lhes exemplos positivos e negativos para que possam aprender, e vamos avaliar precisamente a sua capacidade de aprender”, revela.

As redes neuronais que mostrarem maiores capacidades de aprendizagem vão passar para a geração seguinte para gerar descendentes através de recombinação e de mutação.

À semelhança do que acontece na natureza, estas estruturas vão evoluindo ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais eficientes a resolver um problema específico.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | Researchgate | CISUC | UC

Scroll to top