geografia,
90 seg

Ep. 680 Maria José Roxo – Investigação estuda métodos de preservação e resistência dos solos contra as alterações climáticas

September 13, 2019

ep680_interiorEsta investigação está a desenvolver experiências em Mértola com o objetivo de desenvolver modelos sustentáveis para prevenir a desertificação e o impacto das alterações climáticas nos solos agrícolas.


Maria José Roxo, professora do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), está a desenvolver um projeto LIFE que pretende recuperar solos agrícolas com elevado grau de degradação.

“Temos a nossa investigação centrada no centro de erosão de solos da Herdade de Vale Formoso no concelho de Mértola e a importância destes estudos tem a ver com a experimentação de novas técnicas e de técnicas conhecidas na proteção dos solos e na conservação da água”, conta.

Este projecto está focado em áreas com um elevado grau de degradação dos solos com o objetivo de recuperar esses solos e de tentar colocar em funcionamento sistemas culturais que sejam melhor adaptados às alterações climáticas.

“Já fizemos uma cartografia de risco em relação à desertificação, já foram criados esquemas de utilização de plantas, e já identificámos as áreas de intervenção prioritária”, revela.

Estas áreas vão ser monitorizadas ao longo de cinco anos. No final desse período será novamente aplicada uma metodologia para analisar como o ecossistema respondeu aos métodos aplicados, e se este melhorou do ponto de vista dos solos, da biodiversidade e da produtividade das culturas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FCSH NOVA | CICS.NOVA

Scroll to top