eng. materiais,
90 seg

Ep. 683 Paula Ferreira – Investigação desenvolve materiais capazes de gerar a sua própria energia

September 18, 2019

ep683_interiorEsta investigação está a desenvolver materiais capazes de gerar energia através do aproveitamento da vibração de motores de outros equipamentos. Esta tecnologia pode ser aplicada, por exemplo, em sensores autossuficientes para a análise em tempo-real da performance de máquinas e equipamentos industriais.


Paula Ferreira, investigadora e coordenadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, está a desenvolver o projeto FLEXIDEVICE com o objetivo de desenvolver materiais piezoelétricos para aplicação em sensores, atuadores e geradores de energia.

“Ao colar um material destes num equipamento que vibra durante o seu funcionamento por causa da forma como o motor funciona nós podemos tentar recuperar aquela vibração e transformá-la em energia elétrica que pode ser usada para alimentar aquele equipamento ou, que pode ser usada para o funcionamento de um sensor”, explica.

Por exemplo, poderá ser possível instalar um sensor para monitorizar a libertação de gases num dado equipamento. Este sensor será alimentado de forma autónoma pelas vibrações do próprio equipamento, sem ser necessário qualquer intervenção externa.

Esta tecnologia tem aplicações no conceito de internet das coisas onde diversos equipamentos, desde eletrodomésticos a robots industriais, podem ser controlados à distância, interligados a um sistema que recolhe dados sobre o seu funcionamento.

“Poderemos ter um sensor que não precisa de baterias, nem precisa de ser recarregado, mas que no entanto está sempre a dar-nos informação. O equipamento está a autoalimentar o sensor e nós conseguimos receber as suas medidas e controlá-lo à distância”, revela.

O FLEXIDEVICE é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: LinkedinResearchgate | CICECO

Scroll to top