tecnologia,
90 seg

Ep. 687 Élvio Rúbio Gouveia – Projeto usa jogos sérios para melhorar as capacidades físicas e cognitivas de idosos

September 24, 2019

ep687_interiorEsta investigação está a usar realidade virtual aumentada para desenvolver jogos sérios que têm como objetivo ajudar pessoas idosas a melhorar as suas capacidades físicas e cognitivas.​


Élvio Rúbio Gouveia, professor no Departamento de Educação Física da Universidade da Madeira (UMa) e investigador no M-ITI – Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira, dedica a sua investigação à criação de jogos que promovem a atividade física, também conhecidos como exergames.  

“A nossa investigação tem utilizado recursos tecnológicos, mais concretamente a realidade virtual aumentada, para construir jogos sérios, também designados como exergames, que são jogos adaptados especificamente para pessoas idosas com a finalidade de melhorar as suas capacidades funcionais, como a força, a resistência, a flexibilidade e o equilíbrio, e a sua performance cognitiva”, explica.

No âmbito desta investigação foram testados durante três meses cinco jogos desenvolvidos pelo grupo de trabalho de Élvio Rúbio Gouveia. Os participantes deste estudo foram submetidos a uma aula por semana durante este período.

No final, os resultados demonstraram uma clara melhoria das capacidades físicas dos participantes que usaram estes jogos sérios para praticar exercício.

Esta experiência foi realizada com pessoas com um nível médio de funcionalidade e totalmente independentes. O passo seguinte é testar esta tecnologia em pessoas com mobilidade reduzida.

“No futuro pretendemos testar estes jogos com pessoas com níveis de dependência maiores. A ideia é tentar criar novas experiências nestes jogos para pessoas com diferentes níveis de mobilidade reduzida para que um dia possam ser utilizados como uma solução para os profissionais de saúde”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UMa | M-ITI

Scroll to top