tecnologia,
90 seg

Ep. 694 Rodrigo Rodrigues – Projeto quer melhorar a eficiência dos servidores para computação em nuvem

October 03, 2019

ep694_interiorOs sistemas de computação em nuvem exigem que o armazenamento de informação seja feito de forma redundante em vários servidores espalhados pelo Mundo. Este projeto pretende desenvolver protocolos capazes de tornar mais eficiente a replicação da informação guardada nestes servidores.​


Foi atribuída a Rodrigo Rodrigues, professor no Instituto Superior Técnico (IST), investigador no INESC ID e codiretor nacional do programa CMU Portugal, uma bolsa do Conselho de Investigação (ERC, sigla em inglês), para estudar o desenvolvimento de protocolos mais eficientes e fidedignos para a replicação de informação em computação em nuvem.

A computação em nuvem, do inglês cloud computing, tem algumas características que a tornam distinta dos métodos de computação tradicional. Uma dessas características reside no facto da computação em nuvem exigir que a informação seja multiplicada por uma rede de servidores espalhada em vários pontos do Mundo.

Esta redundância de informação é necessária por um lado, para que os dados não se percam caso o servidor seja destruído por uma catástrofe natural, e por outro para que esta informação fique mais próxima do utilizador final, permitindo assim fornecer um serviço mais interactivo, e de rápida resposta, a esses utilizadores.

Segundo Rodrigo Rodrigues, esta distribuição geográfica traz desafios muito grandes ao nível dos protocolos que são usados para manter as diferentes cópias dos dados coerentes entre si em diferentes localizações.

“Para fazer essa replicação é necessário correr a uma série de protocolos que se tornam mais ineficientes quando os computadores que copiam os dados estão mais distantes entre si. Surgiu assim uma oportunidade interessante de encontrar um meio-termo entre a eficiência desses protocolos e as garantias que os protocolos dão ao nível do comportamento do sistema”, explica.

A ERC desenvolvida por Rodrigo Rodrigues procura assim desenvolver protocolos capazes de aumentar a eficiência das cópias, reduzindo o risco da perda de informação, e aumentando a velocidade de acesso do utilizador final a estes dados.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | IST | INESC ID

Scroll to top