música,
90 seg

Ep. 698 Sofia Vieira Lopes – Como é Portugal representado no Festival Eurovisão da Canção?

October 09, 2019

ep698_interiorEste estudo está a avaliar como as músicas, os compositores e os intérpretes do Festival RTP da Canção veiculam mensagens sobre a identidade portuguesa através das suas performances.​


Sofia Vieira Lopes, investigadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanadas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), está a estudar como Portugal mostra a sua imagem de portugalidade através das canções e através da própria produção do Festival RTP da Canção.

“O meu trabalho é focado em primeiro lugar no Festival RTP da Canção e na forma como as canções e por sua vez os compositores, interpretes, e a própria produção da RTP veicula mensagens sobre a identidade nacional para além de outras identidades”, revela.

Um dos objetos deste estudo foi o Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em Lisboa em 2018. Sofia Vieira Lopes observou a organização deste festival por dentro e estudou como a RTP construiu a imagem de Portugal que foi passada durante o certame.

Segundo a investigadora, a RTP procurou passar a imagem de Portugal como uma ponte de ligação entre diversas culturas. Esta mensagem podia ser observada em anúncios publicitários, no próprio guião do festival, e numa série de narrativas produzidas durante as semanas que antecederam a transmissão do festival.

“Portugal é visto como um ponto de encontro entre culturas. O discurso da RTP procurou mostrar que Portugal tem um passado histórico muito importante mas que não está preso a esse passado, porque deu jus a esse passado histórico para se mostrar como um local inclusivo”, revela.

Para Sofia Vieira Lopes, esta mensagem é relevante no contexto europeu atual, onde vemos o crescimento de movimentos nacionalistas. 

“Com a tentativa de fecho de fronteiras esta é uma mensagem muito importante e a RTP efetivamente pensou-a. Não o fez de forma inusitada. Foi uma mensagem pensada e trabalhada de forma a mostrar então o que Portugal é e poderá ser”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | INET MD

Scroll to top